Forma ou sigla, modelo ou vilão, real ou ajuste, – eis a questão. Só sabemos que estamos num mundo que pode sim ser considerado como NOVO NORMAL. O ano passado (2020) foi extremamente desafiador e serviu para mostrar que em todos os setores sejam eles no pessoal, nos negócios, no governo, e em especial na saúde não estamos preparados para as intercorrências que podem aparecer diante do Novo Normal. Como o nosso trabalho está ligado diretamente a empresas, nos resta tecer comentários e ponto de vista sobre elas, que são o suporte da econômica desse país, e que nos trazem resultados através da apresentação do PIB – Produto Interno Bruto.
É muito difícil reconhecer, mas 90% das nossas empresas a tempos idos se “acomodaram” nos moldes tradicionais, que ditaram o ritmo das décadas passadas, e hoje encontram dificuldades para uma reação aos moldes atuais, diferentemente daquelas que vieram ao longo do tempo se atualizando e acreditando que a “informatização” é o futuro, mais correto a ser adotado. Essa incapacidade de reconhecimento tecnológico tardiamente tem trazido as “empresas” dificuldades, nas implantações de sistemas, em todos os aspectos, em especial a questão financeira para a disposição do investimento necessário. Essa necessidade de desembolso normalmente nossos empresários, entendem como “despesas” – quando devem enxergar como “investimento”.
Os trabalhos a título de “home-office” que são desenvolvido através do sistema remoto, modalidade que já faz parte do mercado a anos, passaram a ser novidade para muitos empresários. Na verdade, essa prática sempre trouxe uma certa desconfiança pela sua efetividade, modalidade que se apresenta nesse momento como extremamente eficaz, em especial no momento atípico em que vivemos. Dessa forma com nossos respeitos nos cabe registrar o valor das mídias sociais na relação empresa/empresário/cliente/consumidor. Importante também que o empresário tenha ciência de que seus clientes/consumidores hoje passaram a estar muito mais bem informado em todos os sentidos com relação ao produto que necessita. O preço, a qualidade, a forma de pagamento, o fornecedor do seu produto entre outros dados sobre o que procura. As mídias sociais lhe dão essa informação com precisão exata. Considerando todos os acontecimentos porque o mundo passa, infelizmente podemos ter um 2021 com mais dificuldades que 2020, por isso, me cabe na condição de talvez “orientador” lembrar a todos empresários/pessoas físicas enfim todos, que passem a fazer um balanço de todas as ações tomadas, entre elas as que deram certo e mantê-las, porém, com possíveis alterações em busca de mais acertos. Por outro lado, não podemos esquecer das “ações” que porventura não tiveram sucesso, e refazê-las através de estudos profundos para detectar onde pode ter dado errado e corrigir. Usando da terminologia em que trabalhamos e estamos acostumados no cotidiano recomendo que devemos realizar um Balanço de tudo aquilo que aconteceu e traçar novos caminhos em busca do NOVO NORMAL.
-Por Cris Moreno
Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Segue a gente nas redes facebook e instagram